Origem do sobrenome Ximenes

Família Ximenes

Ximenes é um sobrenome charmoso, bonito, moderno e usado já por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Ximenes, ou seja, a primeira árvore genealógica da família Ximenes.

Para lhe ajudar, destacamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Ximenes, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Ximenes.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Ximenes. Então, a origem do sobrenome Ximenes é espanhol. A história da família Ximenes começou anos atrás e este sobrenome pode ter sido estendido ao longo do século X. Foram muitos cavaleiros na Idade Média que portaram os nomes Jiménez, Gimenez e Ximenes, homens ricos, senhores poderosos, generais, prelados e militares de Castela, Aragão e Navarra, sendo que no ano de 1533, Pedro Garcia Ximenez, irmãos oriundos de Dalces, foram reconhecidos como fidalgos pelos tribunais de Navarra.

Para quem não sabe, o significado da família Ximenes é filho de Simão ou filho daquele que ouve, sendo assim, o símbolo da família Ximenes pode está relacionado a um membro familiar no qual recebeu o sobrenome, cuja o nome era do pai.

Sobre o Brasão da família Ximenes, o timbre vem representado de Um braço armado de prata com uma spada do escudo na mão.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Ximenes é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma plural, pode ter Ximénez como uma das variações do sobrenome Ximenes.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Ximenes, como: sobrenome Ximenes de Aragão e outros.

Há também famílias Ximenes espalhadas por diversos lugares, como família Ximenes na Espanha e outros.

A família dos Ximenes é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, uma dessas artistas famosos com sobrenome Ximenes é a atriz e produtora brasileira, Mariana Ximenes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *