Origem do sobrenome Ximenes

Família Ximenes

Ximenes é um sobrenome charmoso, bonito, moderno e é tão comum quanto usual por diversas famílias aqui no Brasil.

Neste artigo, você irá encontrar algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Ximenes, além de outras curiosidades no que diz respeito a esse nome.

Origem da família Ximenes

Ximenes surgiu da origem espanhola, e tem como significado de filho do varão que ouve.

Alguns autores afirmam que, este sobrenome pode ter sido estendido ao longo do século X. Foram muitos cavaleiros na Idade Média que portaram os nomes Jiménez, Gimenez e Ximenes, homens ricos, senhores poderosos, generais, prelados e militares de Castela, Aragão e Navarra, sendo que no ano de 1533, Pedro Garcia Ximenez, irmãos oriundos de Dalces, foram reconhecidos como fidalgos pelos tribunais de Navarra.

Sobre o brasão dessa família, o timbre vem representado de Um braço armado de prata com uma espada do escudo na mão.

Além do Brasil, há também famílias Ximenes espalhadas por diversos Países, como na Espanha, Portugal e outros ao redor mundo.

Este sobrenome está presente também na vida dos famosos, e uma das celebridades batizadas com ele é a atriz e produtora brasileira, Mariana Ximenes.

Também é possível encontrar pelo País pessoas batizadas por nome de Ximenes. Ou seja, o mesmo pode ser usado tanto como nome ou sobrenome, que é aceito da mesma maneira. E, segundo o IBGE, Censo Demográfico 2010, mais de 97 pessoas utilizam o Ximenes como nome próprio.

Brasão de Família

Adicionar um comentário

Recentes