Violeta – Significado do nome

Violeta

O nome Violeta significa: pequena violeta
Sua origem vem do Latim, Francês.
Gênero: Nome feminino.

Violeta surgiu da origem latim, francesa, que quer dizer “pequena violeta”.

Este nome ainda pode ter outro significado relacionado, proveniente também do francês, mas que quer dizer “violette”, “nome de uma flor”. É uma palavra que nomeia a flor roxa chamada comumente de violeta.

Dessa maneira, este bonito nome carrega consigo os reflexos do encanto, da graça, da lindeza, da formosura ou da beleza.

Por ser um nome de uma linda flor, Violeta é um nome muito apreciado para batismo, é bonito, possui sonoridade suave e oferece bom significado “pequena violeta”, ou “flor”.

Trata-se de um nome bastante popular aqui em nosso País, tanto é que é considerado muito fácil de escrever, de lembrar e de se pronunciar.

O nome Violeta adquire 7 caracteres, dispõe 4 vogais (i, o, e, a) e 3 consoantes (v, l, t). Violeta em sentido inverso é Ateloiv.

Sua grafia mais comum é Violeta, mas sem dúvida, pode houver outras variações, como Violleta, Violetta, Vyoleta, Wioleta.

Nomes similares com Violeta:
Meninas: Violete, Vioneide, Violet, Violani.
Meninos: Viomadson, Viomar, Virgilo, Virgimar.

Nomes com sonoridades semelhantes a Violeta são bastante usuais aqui no Brasil, como por exemplo: Marieta, Julieta, Antonieta.

É normal encontrar o nome Violeta em conjunto com outros nomes, formando nomes compostos, como Maria Violeta, Ana Violeta, Luisa Violeta, Sandra Violeta, Laura Violeta, Julia Violeta, Patricia Violeta, Márcia Violeta, Julia Violeta.

As pessoas registras com o nome de Violeta, podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Vih, Vivi, Violetinha, Leta, Letinha Tah, Tatá.

Os sobrenomes artísticos que podem combinam com Violeta, são: Violeta Martins, Violeta Barbosa, Violeta Fernandes, Violeta Silva, Violeta Costa, Violeta Oliveira, Violeta Mores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *