Tayná – Significado do nome

O significado de Tayná é mulher brilhante.
A origem do nome Tayná é tupi.
Tayná é um nome do sexo feminino.

Para você que está aí imaginando qual nome por na sua criança que está prestes a nascer, sugerimos Tayná, que além de ser curto e super moderno, é também um belo nome carinhoso e fácil de se escrever, lembrar e pronunciar, ótimo para ser colocado em bebês do sexo feminino.

Trata-se também de um nome artístico usado por várias famosas, uma delas por exemplo é a atleta jamaicana, Tayna Lawrence.

Surgido da origem tupi, Tayná significa mulher brilhante, referindo assim, o jeito de uma pessoa talentosa, que tem grande capacidade para realizar os seus sonhos, seus objetivos.

A grafia mais comum deste nome é Tayná, mas existem outras variações, escritas de diferentes formas mas com sonoridades iguais, como:
Taynná, Tainá, Thayná.

Veja abaixo, alguns nomes similares femininos e masculinos relacionados à Tayná:
Tayne, Taynar, Taynara.

Destacamos também alguns nomes compostos que mais combinam com Tayná. São eles:
Tayná Miranda, Maria Tayná, Carla Tayná.

Confira ainda alguns sobrenomes artísticos bem bonitos que mais dão certo com Tayná:
Tayná Alves, Tayná Torres, Tayná Castro.

Tayná rima com os nomes Ioná, Marimá, Guiomar.

Tata, Tay, Nah e Tana, são alguns dos apelidos mais populares que as pessoas costumam usar na hora de chamar alguém deste nome.

Tayná é um nome formado por 5 letras alfabéticas, sendo 3 vogais (a, y, a) e 2 consoantes (t, n).

A forma contrária deste nome é: Anyat.

Separado por sílabas, o nome Tayná fica assim: Ta-y-ná.

One thought on “Tayná – Significado do nome

  1. TAYNA DE AZEVEDO disse:

    Uma pequena mais importante correção, Tayná é um nome de ORIGEM Masculina, tenho 43 anos e sou homem, conheci pessoalmente outros 3 Taynás homens, um de 45 anos, outro de 62 anos e o mais velho morreu com 93 anos.
    A fonte histórica buscada junto a FUNAI – Fundação Nacional do índio, conta que o nome é de origem TUPI GUARANI e seu significado é “Primeiro Raio de So” ou “Luz da manhã” por conta de uma Lenda que contava sobre um Guerreiro que cavalgava nas noites de luar e ,por onde passava pegava os inimigos de seus amigos e, os deixava em uma estrela, ao nascer do dia junto com o “primeiro raio de sol” ou “luz da manhã” todos os seus amigos estavam sem inimigos.
    As características principais são a lealdade aos amigos e busca pelo que é correto.
    Existe uma variação que considera “estrela da manhã” uma das traduções adaptadas o que levou muitas mães a colocarem esse nome.
    Existe outra lenda dos Carajás que fala sobre Tayná can, um VELHO que devia a terra.
    Enfim, desconheço alguma Tayná mais velha que eu, ou dos que conheci, mas também temos que considerar a ideia errada da fonética que induz a determinar que nomes terminados em “a” são femininos.
    Uma informação muito importante: no museu do Índio no Rio de Janeiro após o incêndio, somente restou com referência ao nome uma foto da Tribo Tainá, justamente fazendo jus a este Guerreiro.
    No entanto, também conheço várias Tainás, Taynas e Thainá, todas mais novas que eu, ou seja, seria coerente considerar na atualidade um nome unissex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *