Saiba como incentivar a criança de 1 a 2 anos à leitura

Ler, além de ser um exercício, faz bem para o aprendizado de todos. Quem aprende ler e escrever está sujeito a se desenvolver cada vez mais nos estudos, evolui e de uma certa idade, começa a participar de concursos, empregos, fazendo assim, o futuro de sua própria vida.

Mas o assunto agora que você quer saber é sobre a forma de incentivar sua criança de 1 a 2 anos de idade à leitura e algumas dicas podem lhe ajudar nisso. Veja:

Quando uma criança está a frente de um livro, o que ele é capaz de fazer? Ela consegue agarrar e transportar o livro, segura-o na posição correta e transporta pela casa.

Outras vezes ela pega o livro e entrega ao adulto para que lhe leia. Que gracinha, não?

Ela também ao ver um livro, vira várias páginas de cada vez, depois consegue virar uma de cada vez, interessa-se muito pelas palavras, brinca elas, observa, aponta as imagens com o dedo e consegue apontar quando o adulto pergunta onde está.

Nessas horas, o que os pais devem fazer? Sorrir, sentar ao lado da criança e incentivar a ler, sobretudo quando a criança pede.

Você que é pai ou mãe, a primeira dica a fazer é ajudar a criança a virar as páginas. Deixar a criança controlar o livro.

Depois aponta as imagens e pergunte a ela onde está? e deixe a criança apontar. Pergunte o que é isto? e dar tempo à criança para responder. Faz pausas também e deixe que a criança complete a frase.

Observe a criança para a interessar sem cansar, capte as reações para saber se deve continuar ou parar e lembre-se de aceitar o ritmo da criança, pois nesta idade ela ainda não aguenta muito tempo.

Os livros mais adequados para essas crianças são aqueles coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças por exemplo ou brinquedos e objetos em situações familiares.

Também são recomendados livros com situações nítidas que mostram pessoas ou animais a dizer adeus ou olá e aqueles que mostram com poucas palavras em cada página, versos e rimas engraçadas e previsíveis, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *