Saiba como é feito o teste do olhinho em bebê

Assim como os testes do Pezinho e da Orelhinha, o teste do Olhinho, tão importante quanto os outros dois, também deve ser feito após o nascimento do bebê.

O teste do olhinho ou o teste do reflexo vermelho como é chamado, é um exame que deve ser feito rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Quanto tempo demora e como é feito do teste do olhinho?

O teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido, dura de dois a três minutos, apenas. Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo.

Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos,

A família deve observar as fotografias de seu filho. Se em vez do reflexo vermelho que fica nos olhos aparecer uma mancha branca, procure um oftalmologista.

Pergunte ao pediatra do seu bebê quais exames que foram feitos ao seu nascimento. Se o teste do olhinho não estiver entre eles, converse com o médico a possibilidade de realizá-lo.

Alguns estados brasileiros possuem leis que garantem o exame “Teste do Olhinho” em hospitais e maternidades públicas e privadas como Bahia, Distrito Federal (Brasília), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Desde junho de 2010 é obrigatório aos planos de saúde, o pagamento para a realização do Teste do Olhinho.

One thought on “Saiba como é feito o teste do olhinho em bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *