Saiba como dar banho no bebê de forma fácil, prática e segura

Como dar banho no meu bebê?

As vezes parece ser muito fácil dar banho em um bebê, só que não é bem assim, é preciso saber os certos cuidados na hora de levar uma criança até a banheira de água. Para facilitar melhor a você, deixamos um conteúdo abaixo para você aprender e por em prática essa tarefinha. Veja:

Comece a encher uma banheira de água
Encha a banheira de água, o suficiente para cobrir uma parte do corpo do bebê. É aconselhável colocar primeiro a água fria e logo depois a quente, pouco a pouco até que sinta que a temperatura está amena. Você pode comprovar a temperatura com termômetro ou com o cotovelo. O passo seguinte é tirar a roupa do bebê, limpando antes a zona da fralda e colocá-lo cuidadosamente na banheira. Jamais deve-se colocar o bebê de pé na banheira e muito menos deixá-lo sozinho.

Saiba que o bebê precisa de se sentir seguro
O bebê necessita se sentir seguro. Para que isso seja possível, posicione-se de um lado da banheira e passe o braço por debaixo das costas do bebê, de maneira que a mão alcance o seu ombro do lado oposto e permita que a cabeça do bebê descanse no seu antebraço. Segure-o bem pela axila e não solte em momento algum. Para ensaboá-lo, utilize a mão do outro lado. Delicadamente, com a ajuda de uma esponja macia, ou a própria mão, massageie suas pernas, braços, pescoço, peito, barriguinha, axilas e todo o corpo, com especial atenção às zonas de dobrinhas. Enxaguar.

Cuidados na hora de virar o bebê na banheira
Para virar o bebê na banheira e lavar suas costas e o bumbum, apoie o peito do bebê sobre o outro braço e segure o bebê com firmeza pelas axilas. Lave as costas do bebê e enxague. Para sua cabecinha, melhor utilizar um xampu especial, suave e de PH neutro, que não provoque ardor caso entre em contato com os olhos do pequeno. O rosto deve ser lavado sem sabão, somente com água morna.

Não deixe o bebê na água por mais de 5 minutos
Os bebês não devem estar na água por mais de cinco minutos. Se o banho demorar muito, a água começa a esfriar. Terminado o banho, retire-o delicadamente da banheira e o envolva numa toalha com capuz, e antes de começar a secar seu corpinho, nada mal se der um gostoso abraço.

Extraído: Guia Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *