Saiba a posição correta do bebê dormir

Parece fácil colocar um bebê pra dormir, difícil é saber o risco que ele pode passar quando estiver dormindo. Algumas dicas vão lhe ajudar na maneira correta que o bebê deve ser colocado na cama pra dormir.

O simples fato de por o bebê para dormir em posição correta pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita, segundo estudos.

De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, a posição recomendada para deitar o seu bebê no berço é de barriga para cima e com as costas bem apoiadas sobre uma superfície ao mesmo tempo firme e suave, esta é a posição correta do bebê dormir.

A própria Pastoral da Criança e o UNICEF indicam a posição correta do bebê dormir e revela que isso tem explicação: o bebê que dorme de lado ou de bruços respira o mesmo ar que expira, isto é, o bebê inala um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, realizando uma asfixia, onde o bebê fica sem oxigênio, podendo chegar ao óbito.

Muitas mães têm medo de colocar o bebê dormindo de barriga para cima, pois podem engasgar com o próprio vômito, mas, muitos profissionais preferem que o bebê esteja sujeito a sofrer engasgamento do que correr risco de morte, pois legando, ao engasgar, ele tem o reflexo da tosse, que logo chama a atenção dos pais e, já inalando um ar rico em gás carbônico, o bebê está sujeito a morrer “silenciosamente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *