Quero saber tudo sobre gravidez. Passo a passo

Descobrindo tudo sobre gravidez. Passo a passo.
Confira no texto abaixo.

A duração média da gravidez é de 40 semanas, 10 luas ou 280 dias. A contagem em meses pode ser usada para orientar as pessoas que convivem com você, mas é imprecisa para determinar a data real do nascimento do seu bebê. Portanto, nós do Planeta Bebê, o seu obstetra e a ultra-sonografia vamos nos referir ao seu tempo de gravidez sempre em semanas, e nunca em meses. Isso se dá pelo fato de que 4 semanas é igual a 28 dias, o que resulta em um mês lunar, que é diferente de um mês que estamos acostumados, o qual pode ser de 30 ou 31 dias.
Além disso, a contagem será feita sempre a partir do 1º dia da sua última menstruação, ou seja, mais ou menos duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. Isso porque as gestantes nunca sabem o dia exato em que ocorreu a concepção. Para um melhor entendimento, clique aqui e veja a Tabela de Correlação entre semanas e meses de gravidez. Observe que um trimestre de gravidez não é exatamente 3 meses. Isso porque na Obstetrícia os trimestres são divididos em função das características específicas de cada faze da gravidez.

Para saber como contar a sua gravidez em meses, apenas para orientar os seus familiares e amigos, clique aqui. Mas lembre-se que esta contagem não é precisa.

Não deixe de fazer seu pré-natal, pois ele é fundamental para o desenvolvimento do seu bebê e para você levar uma gravidez tranquila. E não falte às consultas.
A primeira consulta deve ser marcada logo que você suspeitar da gravidez. Se a gravidez for confirmada, as consultas serão mensais até 30 semanas, quinzenais entre a 31ª e 35ª semanas e semanais da 36ª semana em diante. Em certos casos, as visitas ao obstetra se tornam ainda mais frequentes nas duas últimas semanas.

Atenção!
Nunca compare a sua gravidez com a de outras gestantes, ou com gestações anteriores, pois uma gravidez nunca é igual a outra. Lembre-se sempre que cada bebê se desenvolve de uma maneira única e que seu corpo reage de forma diferente a cada gestação.

Nunca substitua sua consulta médica baseando-se nas orientações da nossa “Linha do Tempo da Gravidez” – “Gravidez passo a passo”. Utilize-a para complementar as consultas com seu obstetra.

O início e término de cada fase, e os sintomas da gravidez, bem como o desenvolvimento do bebê, descritos na “Linha do Tempo da Gravidez” – “Gravidez passo a passo”, podem sofrer alterações de uma gravidez para outra.

O peso e o comprimento do bebê, apresentados a cada semana da “Linha do Tempo da Gravidez” – “Gravidez passo a passo”, são apenas estimativas. Os comprimentos estimados são da cabeça aos pés, os quais são impossíveis de serem tirados pelo ultra-som.
O ultra-som mede o comprimento do bebê sempre da cabeça às nádegas e após 14 semanas de gestação não é mais possível medi-lo desta forma.

Não se assuste se o seu tempo de gestação informado no ultra-som for um pouco diferente quando comparado com a data da sua última menstruação. Isto é absolutamente normal, pois o ultra-som não é um exame de precisão no que diz respeito à idade gestacional, podendo haver uma variação de alguns dias para mais, ou para menos.
(planetabebe)

7 thoughts on “Quero saber tudo sobre gravidez. Passo a passo

  1. edvania lima disse:

    Olá, amei todo conteúdo e é sempre bom ficar bem informada como sou mamãe de primeira viagem achei maravilhoso. Um grande abraço e boa sorte pra toda. as mamães do brasil..

  2. Sou uma mae de primeira viagem e tudo que vcs falaram me ajudaram bastante!
    Muito obrigado pela colaboração.
    abraços e bjs.

  3. luciene disse:

    tudo isso me agudou muito adorei

  4. Tasha disse:

    Gostei da dica , estou gravida mas nao tenho certeza da data, acho que tou com 5meses

  5. Diana disse:

    Olá eu tou gestantes de dois meses fui ao dentista e arranquei meuvdente tomei anestesia nao falei ak médico tou muito preocupado

  6. site disse:

    nossa adorei essa blog muito bom mesmo

  7. ju disse:

    Olá. Estou nas minhas primeiras semanas de gestação e estou sempre lendo as dicas aqui e tem me ajudado bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *