Pode colocar sobrenome dos avós nos filhos?

Muitos ainda se perguntam! Posso colocar o nome do meu avô no meu filho ou posso colocar o sobrenome da minha avó no meu filho? Abaixo, destacamos algumas dicas muito importantes sobre o assunto.

Segundo informações, é possível que possa uma pessoa registrar o filho com qualquer sobrenome do pai, da mãe e dos avós dele, sendo assim o seu filho pode ter sobrenomes novos que não sejam os seus. É melhor procurar um oficial registrador do cartório de registro civil de sua região para obter mais detalhes e ver se é uma boa ou mal ideia.

Posso colocar qualquer sobrenome no meu filho e registrar meu filho com o sobrenome que eu quiser?
Você pode escolher qualquer sobrenome e em qualquer ordem desde que ele seja uma parte do sobrenome do pai e outro da mãe. De qualquer maneira, é bom consultar um cartório para ter todas as informações precisas.

Posso acrescentar sobrenome bisavó?
Você poderá conseguir isso comprovando o sobrenome dela nos documentos de seus avós mas é bom procurar um pessoa que entende do assunto antes e dar continuidade a este caso.

Posso colocar o nome do meu pai no meu filho?
Claro! Muitos pais usam seus nomes nos filhos e registram até como por exemplo, João Filho, Joel Filho, etc.
Usar o mesmo nome no registro não fará diferença nenhuma até porque para os pais e filhos, é uma honra usar os mesmos nomes, desde que os sobrenomes sejam diferentes para não afetar no registro.

Posso colocar o sobrenome da minha mãe no meu filho?
Bom! A lei que rege o registro de nascimento (sobrenome) não fala a respeito, por isso, você deve tomar providências e insistir para que coloque do modo que deseja ser feito, talvez assim o Cartório atenda o seu pedido.

Por exemplo, muitos pais tem o mesmo sobrenome dos avós, sendo assim quando os filhos nascem já pegam os mesmos sobrenomes pois são parecidos um com o outro, a única mudança é que os filhos vão pegar sobrenomes diferentes por ser um por parte do pai e outro por parte da mãe.

Muitos também tem dúvida sobre como formar o nome dos filhos depois que casar. De acordo com as informações, o nome dos filhos é de livre critério do casal, ou seja, os pais são quem decidem o nome e os sobrenomes que vão colocar nos filhos.

Antigamente a formação era feita assim: Nome + sobrenome materno + sobrenome paterno. Hoje, com a mudança, o filho (a) pode receber os sobrenomes dos avós, da mãe, só do pai ou de ambos, contanto que os nomes e os sobrenomes dados não sejam sem sentido.

A ótima notícia de hoje é que ao alcançar a maior idade, os jovens também podem mudar os seus nomes se caso preferir, o que para a justiça ainda será encarado com mera alteração no documento.

É sempre bom também que os pais que tem dúvida procurem o cartório, um advogado ou pessoas que entendem do assunto para expressar as ideias.

One thought on “Pode colocar sobrenome dos avós nos filhos?

  1. Jonas Eduardo da silva disse:

    Olá Meu nome é Jonas Eduardo da Silva e eu quero registrar Meu Filho com o nome de Heytor Eduardo da Silva vou poder registrar assim ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *