Origem do sobrenome Pinheiro

Com certeza você já sabe que a maioria dos sobrenomes comuns aqui no Brasil vieram da origem Portuguesa, não é mesmo? Então, Pinheiro é mais um sobrenome pertencente a essa famosa origem, que sem dúvida, há muitas famílias tanto no Brasil quanto em Portugal que carregam esse lindo sobrenome.

O significado do sobrenome Pinheiro é – aquele que têm origem onde há pinheiros.

Família Pinheiro?

Segundo historiadores, em documentos do ano 1258 foi registrado a existência de Petrus Pinarius. Como sobrenome pode também ter surgido como uma alcunha metafórica, a um sujeito alto como um pinheiro.

Acreditam-se que os Pinheiros procedem de Tristão Gomes Pinheiro, cavaleiro galego, que fez os muros de Barcelos pôr mandado do Duque D.Afonso. Tem morgado em Barcelos, onde foram alcaides-mores algum tempo.

Uma das curiosidades relacionadas ao sobrenome Pinheiro, é que pode ser usado também como nome próprios de batismo. É isso mesmo, segundo o IBGE, Censo Demográfico 2010, cerca de 183 pessoas existem no Brasil por nome de Pinheiro. Em geral, as pessoas do sexo masculino. Sendo assim, há nomes populares que podem soar perfeitamente com Pinheiro, como por exemplo: Eduardo Pinheiro, Lucas Pinheiro, Celso Pinheiro, Fernando Pinheiro, Rafael Pinheiro, e outros. E, a composição dos sobrenomes mais encontrados, foram: Pinheiro Fernandes, Pinheiro Machado, Pinheiro Barbosa, Pinheiro Cardoso, Pinheiro Martins, Alves Pinheiro.

Famosos com sobrenomes Pinheiro
  • David Pinheiro / ator brasileiro
  • Bella Pinheiro / atriz brasileira
  • Elisa Pinheiro / atriz brasileira
  • Ticiane Pinheiro / apresentadora brasileira
  • Chico Pinheiro / jornalista brasileiro
Brasão da família Pinheiro

A família Pinheiro pode ter vários brasões diferentes. Ou seja, não se sabe ao certo a origem e composição de cada um. Mas, destacamos abaixo um deles mais conhecidos. Confira:

Brasão de família

Adicionar um comentário

Recentes