Origem do sobrenome Padilha

Família Padilha

Padilha é um sobrenome bonito, moderno e utilizado já por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Padilha, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Padilha.

Para lhe ajudar, apontamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Padilha, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Padilha.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Padilha. Então, a origem do sobrenome Padilha é portuguesa. A história da família Padilha começou anos atrás e há registros que mostram o uso deste sobrenome em Portugal no século XVI e é uma família da nobreza do pais. Já na Espanha, a primeira pessoa que se sabe tê-lo empregado como sobrenome foi D. Juan Fernández de Padilla.

Historiadores contam que Padilha se originou do nome da nobreza espanhola Padilla, mais especificamente de Dª. Maria de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha a amante, conselheira e, posteriormente, esposa de Dom Pedro I, de Castela.

Há também indicações de que os primeiros membros desta família teriam vivido na vila de Padilla de Abajo, na província de Burgos, na Espanha.

Para quem não sabe, o significado da família Padilha é panela ou prato de forno, sendo assim, o símbolo da família Padilha pode fazer referência a profissão dos padeiros, que usavam estes instrumentos para fabricar pães.

Já o Brasão da família Padilha é composto de azul com três pás de prata em pala e alinhadas em faixa. Elas estão acompanhadas de nove crescentes, em que três estão invertidos em chefe, três montantes em ponta e três deitados, também alinhados como as pás, junto da parte média da pá mais perto.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Padilha é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, também pode ter Padilla ou Dos Padilha como uma das variações do sobrenome Padilha.

Há também famílias Padilha espalhadas por diversos lugares, como: família Padilha em Curitiba, família Padilha no Brasil, família Padilha na Espanha, família Padilha em Portugal e outros.

A família dos Padilha é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Padilha é o cineasta, roteirista, documentarista e produtor cinematográfico brasileiro, José Padilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *