Origem do sobrenome Silveira

Família Silveira

Silveira é um sobrenome comum e utilizado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem, é de onde e como surgiram as primeiras famílias Silveira, ou seja, a primeira árvore genealógica da família Silveira.

Para lhe ajudar, apontamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Silveira, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Silveira.

Qual é a origem do sobrenome Silveira?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Silveira. Então, a origem do sobrenome Silveira é portuguesa. A história da família Silveira começou anos atrás e segundo historiadores, os Silveira procedem de Giraldo Sem Pavor, que ganhou Évora aos mouros em tempo de el-rei D. Afonso Henriques. É solar desta família o Morgado da Silveira em Alentejo.

Família Silveira em Portugal

Existem um Portugal mais de uma família com o sobrenome Silveira. Por esse motivo, cada um tem o seu brasão. Uma dessas famílias se espalhou por Açores, enquanto a outra surgiu em outra localidade. Em Portugal, é costumado usar Silveira para tratar de um arbusto cujo fruto é a amora, chamado amoreira-silvestres.

Historiadores revelam que há diversas famílias com este apelido na história, como os Silveiras dos Açores que descendem de um nobre flamengo de nome Willem van der Haegen, que ao chegar aos Açores e depois de andar por várias ilhas se radicou no Topo, ilha de São Jorge, onde traduziu o seu nome de de Hagen para Vandaraga e, depois, Silveira.

A família desta descendência começou a se espalhar por todas as ilhas dos Açores à excepção da ilha Graciosa, onde os Silveiras aí radicados constituem um ramo dos Silveira do continente português.

Brasão da Família Silveira do Continente Português Inclusive alguns ramos que residem nos Açores.
A família documentada desde épocas mais remotas é descendente de Vasco Lourenço de Silveira, que terá sido filho de Lourenço Gonçalves, que terá falecido antes de Dezembro de 1330 e que era senhor da Quinta e Paço de Silveira, no termo da localidade de Redondo.

O significado da família Silveira é habitante do local onde há silveiras em abundância, sendo assim, o símbolo da família Silveira pode está relacionado a algum lugar de moradia.

Já o Brasão da família Silveira é composto por listras vermelhas e brancas alternadas horizontalmente e pode conter ícones dependendo da origem da região de cada família. Esses ícones devem ser uma cruz na parte superior esquerda, um capacete medieval ou um urso.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Silveira é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, também pode ter Dos Silveira, Silva ou Silvaria como uma das variações do sobrenome Silveira.

Há também famílias Silveira espalhadas por diversos lugares, como: família Silveira no Nordeste, família Silveira em Florianópolis, família Silveira no Brasil, família Silveira em Portugal e outros.

A família dos Silveira é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Silveira é o futebolista brasileiro, Felipe Tontini da Silveira.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *