Origem do sobrenome Farias

Família Farias

Farias é um sobrenome curto, antigo, bonito e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Farias, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Farias.

Para lhe ajudar, selecionamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Farias, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Farias.

Qual é a origem do sobrenome Farias?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Farias. Então, a origem do sobrenome Farias é portuguesa. A história da família Farias começou anos atrás e este sobrenome é muito antigo, consta nos registros do reinado de D. Afonso Henriques a existência de um João de Faria, que viveu durante a segunda metade do século XII.

Família Farias em Portugal

segundo historiadores, este sobrenome se originou nos princípios do reino de Portugal, tendo seu solar no julgado de Faria, do termo de Barcelos, de onde se lhe derivou o nome.

De acordo com as informações, o monte da Franqueira se vê ainda as ruinas do castelo, que defendeu Gonçalo Nunes de Faria em tempo de el-rei D.Fernando contra Pedro Rodrigues SarNiento, adiantado de Galiza, que o tinha sitiado, vendo matar a seu pai Nuno Gonçalves de Faria, que estava prisioneiro dos castelhanos, pôr não querer persuadi-lo a que o entregasse. Foi Nuno Gonçalves, progenitor desta família, alcaide do castelo de Faria.

O significado da família Farias é pessoa que vem de Faria, sendo assim, o símbolo da família Farias pode está relacionado a uma localidade.

Sobre o Brasão da família Farias, o escudo é composto por cores vermelho e prata.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Farias é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma plural, também pode ter Dos Farias ou Faria como umas das variações do sobrenome Farias.

Outra curiosidade é que Farias é nome de um distrito do município de Linhares, no estado brasileiro do Espírito Santo.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Farias, como: sobrenome Castelo de Farias e outros.

Há também famílias Farias espalhadas por diversos lugares, como: família Farias no Ceará, família Farias no Rio Grande do Sul, família Farias no Brasil e outros.

A família dos Farias é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Farias é o locutor esportivo, radialista, político e publicitário brasileiro, Gomes Farias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *