Origem do sobrenome Moura

Família Moura

Moura é um sobrenome conhecido e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Moura, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Moura.

Para lhe ajudar, apontamos aqui, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Moura, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Moura.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Moura. Então, a origem do sobrenome Moura é portuguesa. A história da família Moura começou anos atrás e acreditam-se que este nome tenha surgido a partir da lenda de Moura Salúquia.

Segundo historiadores, quando a região ainda era dominada pelos muçulmanos, a atual cidade de Moura era chamada de Al-Manijah e a princesa Salúquia era a governadora. A partir daí, as primeiras pessoas a adotarem o Moura como nome de família pertenciam a esta cidade.

Para quem não sabe, o significado da família Moura é aquele que nasce na terra dos Mouros ou Muralha, sendo assim, o símbolo da família Moura pode está relacionado a cidade de Moura pertencente ao Distrito de Beja, na região do Alentejo, em Portugal.

Já o Brasão da família Moura é composto de vermelho com sete castelos de ouro, postos um, dois, um, dois e um, sendo que no timbre, há um dos castelos do escudo.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Moura é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, pode ter também (Dos Moura) como uma das variações do sobrenome Moura.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Moura, como: família Moura Andrade, sobrenome Moura Cidadania e outros.

Há também famílias Moura espalhadas por diversos lugares, como: família Moura no Piauí,

A família dos Moura é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses famosos com sobrenome Moura foi o marechal brasileiro, Hastínfilo de Moura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *