Saiba tudo sobre origem do sobrenome Moura: Brasão, significado e história

Família Moura

Moura é um dos principais sobrenomes mais comuns no Brasil. Famílias de vários Estados do País, como Bahia; Minas Gerais; Fortaleza; São Paulo e muitos outros Estados utilizam esse sobrenome, que é muito chique e a sua sonoridade é perfeitamente agradável.

Origem da família Moura

Moura é mais um dos sobrenomes pertencente a origem Portuguesa, e o seu significado é muralha ou “terra dos mouros”. Ou seja, é aquele que nasce em Moura, ou que vem da região de Portugal. No entanto, a história começou anos atrás e acreditam-se que este nome tenha surgido a partir da lenda de Moura Salúquia.

Ainda de acordo com alguns historiadores, quando a região ainda era dominada pelos muçulmanos, a atual cidade de Moura era chamada de Al-Manijah e a princesa Salúquia era a governadora. A partir daí, as primeiras pessoas a adotarem o Moura como nome de família pertenciam a esta cidade.

Brasão da família Moura

O escudo é composto de vermelho com sete castelos de ouro, postos um, dois, um, dois e um, sendo que no timbre, há um dos castelos do escudo.

Sobrenomes encontrados que combinam perfeitamente com Moura, são estes:  Moura Farias, Moura Ferreira, Moura Santos, Moura Fernanades, Moura Silva, e similares.

Sabemos que a família dos Moura é atualmente comum em vários Países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses famosos com sobrenome Moura foi o marechal brasileiro, Hastínfilo de Moura.

imagem brasão moura- com escudo vermelho
Brasão de Família

Adicionar um comentário

Recentes