Conheça a origem do sobrenome Moraes: História, brasão e significado

Os sobrenomes que conhecemos, grande parte deles vieram da origem Portuguesa. Assim, é o sobrenome Moraes, pertencente a essa mesma raiz, tem como significado de terra das amoras.

É um sobrenome bonito, e possui sonoridade agradável. Ainda, Moraes é considerado um dos sobrenomes mais populares e usados em nosso País.

Segundo alguns autores, Moraes é conhecida a partir do século XIV e foi através da árvore amoreira que deu nome a região que posteriormente virou sobrenome.

Família Moraes em Portugal

Há também registros que apontam que, a família Moraes que residia em Portugal, se originou na aldeia de Morais, na região de Trás-os-Montes, enquanto que a parte espanhola desta família seria da cidade de Morales, na Espanha.

Família Moraes no Brasil

Manoel Francisco de Moraes era filho de Jerônymo Francisco de Moraes e Rosa de Miranda Paschoal, e no final do século XIX, moravam em Freguezia de Messias, Conselho de Cantanhedes, Coimbra, em Portugal.

Chegou ao Brasil na última década do século XIX e voltando para Portugal no começo do século XX e retornando definitivamente para o Brasil nos primeiros anos do século XX e ganhou o visto de permanência definitiva no ano de 1908, no Rio de Janeiro. Ele veio para este país como empreiteiro de obras na construção de ferrovias.

O sobrenome Moraes é também usado por muitos famosos e, uma das grandes personalidades com ele, foi o poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro, Vinicius de Moraes.

Já o Brasão da família Moraes é composto por um escuto partido ao meio, sendo que sua metade esquerda abriga uma torre em prata com o fundo vermelho e ondas alternadas em branco e azul.

Brasão de Família

Adicionar um comentário

Recentes