Origem do sobrenome Moraes

Família Moraes

Super popular, bonito e charmoso, Moraes é um sobrenome usado já por algumas famílias brasileiras quanto também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Moraes, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Moraes.

Para lhe ajudar, destacamos abaixo, algumas informações sobre a origem e significado do sobrenome Moraes, além de outras curiosidades relacionadas as pessoas da família Moraes.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Moraes. Então, a origem do sobrenome Moraes é portuguesa. A história da família Moraes começou anos atrás e a árvore genealógica da família Moraes apenas é conhecida a partir do século XIV e foi através da árvore amoreira que deu nome a região que posteriormente virou sobrenome.

Família Moraes em Portugal

Segundo estudiosos de genealogia e onomástica ligado a este sobrenome, a família Moraes, que residia em Portugal, se originou na aldeia de Morais, na região de Trás-os-Montes, enquanto que a parte espanhola desta família seria da cidade de Morales, em Espanha.

Família Moraes no Brasil

Manoel Francisco de Moraes era filho de Jerônymo Francisco de Moraes e Rosa de Miranda Paschoal e no final do século XIX, moravam em Freguezia de Messias, Conselho de Cantanhedes, Coimbra, em Portugal.

Chegou ao Brasil na última década do século XIX e voltando para Portugal no começo do século XX e retornando definitivamente para o Brasil nos primeiros anos do século XX e ganhou o visto de permanência definitiva no ano de 1908, no Rio de Janeiro. Ele veio para este país como empreiteiro de obras na construção de ferrovias.

O significado da família Moraes é terra das amoras, sendo assim, o símbolo da família Moraes pode está relacionado a uma grande quantidade de amoras nas regiões onde habitavam as primeiras pessoas que tiveram este sobrenome.

Já o Brasão da família Moraes é composto por um escuto partido ao meio, sendo que sua metade esquerda abriga uma torre em prata com o fundo vermelho e ondas alternadas em branco e azul.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Moraes é que além de ser bastante conhecido e usado no Brasil por famílias na forma plural, pode também ter Dos Moraes, Morales ou Morais como uma das variações do sobrenome Rocha.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Moraes, como: família Gomes de Moraes, família Moraes Correia e outros.

Há também famílias Moraes espalhadas por muitos lugares, como: família Moraes em Minas Gerais, família Moraes em Votorantim, família Moraes em Alagoas, família Moraes no Pernambuco, família Moraes no Rio Grande do Sul, família Moraes no Brasil, família Moraes em Portugal, família Moraes na Espanha e outros.

A família dos Moraes é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Moraes foi o poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro, Vinicius de Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *