Origem do sobrenome Monteiro

Família Monteiro

Monteiro é um sobrenome conhecido e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Monteiro, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Monteiro.

Para lhe ajudar, apontamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Monteiro, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Monteiro.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Monteiro. Então, a origem do sobrenome Monteiro é portuguesa. A história da família Monteiro começou anos atrás por fazer referência as pessoas que moravam em regiões denominadas Monteiro em Portugal.

Segundo historiadores, um dos membros nobres da família Monteiro foi D. Fernão Rodrigues Monteiro, mestre da cavalaria de Aviz na época de D. Sancho I. Outra figura importantíssima foi o Fidalgo Rui Monteiro no século XII que viveu no tempo de El rei D. Afonso Henriques.

Além desses podemos destacar Tomé Monteiro que também foi uma pessoa de grande importância na sociedade para propagação deste sobrenome.

Família Monteiro no Brasil

Um dos filhos de Tomé chegou a este país e seus sucessores tiveram bastante dinheiro proveniente dos cargos que o rei da época os proporcionava. Essa família então ficou tão popular que seu sobrenome se transformou em sinônimo de poder na época e assim, eles foram as primeiras pessoas a trazerem negros africanos para serem escravizados na colônia portuguesa aqui no Brasil.

Para quem não sabe, o significado da família Monteiro é habitante do monte, sendo assim, o símbolo da família Monteiro pode está relacionado a uma família que nasceu num monte.

Já o Brasão da família Monteiro é composto por um escudo de esmalte branco e com a representação de três berrantes que fazem alusão à caça. Com cor de prata, este brasão possui três trompas de caça de negro, embocadas e viroladas de ouro, os cordões de vermelho, sendo que no timbre, há duas das trompas das armas passadas em aspa, atadas de prata.

Curiosidades sobre o sobrenome Monteiro

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Monteiro é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, pode ter Dos Monteiro como uma das variações do sobrenome Monteiro.

Outra curiosidade é que no Brasil, Monteiro é também nome de um município do estado da Paraíba.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Monteiro, como: família Monteiro da Silva, família Monteiro de Barros, família Monteiro de Carvalho e outros.

Há também famílias Monteiro espalhadas por diversos lugares, como: família Monteiro em Anápolis, família Monteiro no Rio Grande do Sul, família Monteiro na Bahia, família Monteiro no Brasil, família Monteiro na Espanha, família Monteiro em Portugal, sobrenome Monteiro na Itália e outros.

A família dos Monteiro é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Monteiro foi o contista, editor, romancista, jornalista e crítico literário, José Bento Renato Monteiro Lobato, mais conhecido por Monteiro Lobato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *