Origem do sobrenome Marino

Marino é um sobrenome de origem Latina, e tem o seu significado de – homem do mar, ou aquele que é do mar.

É um sobrenome diferente, mas não deixa de ser comum aqui no Brasil. Afinal, Marino está presente em muitas famílias em diversos estados do país.

Trata-se de um sobrenome bonito, moderno e de sonoridade bastante agradável de pronunciar.

Família Marino

Segundo historiadores, o sobrenome Marino veio de uma família muito antiga e nobre, originalmente de Gênova, onde desfrutou o escritório principal na República, como o Doge Marino Boemondo, foi cônsul em 1146.

No ano de 1910, o italiano Marino Giuseppe tinha 18 anos e chegou ao Brasil na companhia do pai. Em terras brasileiras, passou a ser chamado de José Marino.

Também se destacando como nome próprio de batismo, Marino está presente na vida de muitas pessoas. Ou seja, de acordo o IBGE, Censo Demográfico 2010, mais de 9.489 pessoas no Brasil são registradas por esse nome. E, maior parte delas, pertencente ao sexo masculino.

Nomes e sobrenomes para combinar com Marino

Ainda assim, outros nomes são escolhidos para combinar com Marino, como por exemplo: Rafael Marino, Lucas Marino, Eduardo Marino, Carlos Marino, Felipe Marino. E, para engatar junto, destacamos também alguns sobrenomes compostos com Marino, são eles: Marino Barbosa, Marino Cardoso, Marino Xavier, Marino Alves, Marino Vieira, Marino Ferreira, Marino Souza, Marino Rodrigues, e outros.

A família dos Marino é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Marino é o ex-jogador de futebol americano estadunidense, Dan Marino.

Já o Brasão da família Marino é composto por um D’azzurro com três bandas de prata e um leão coroado de ouro sobre o todo.

Adicionar um comentário

Recentes