Origem do sobrenome Galvão

Galvão é um sobrenome de origem Portuguesa, e traz significado de falcão de maio.

Estamos falando de um sobrenome bastante popular no Brasil, porém, é usado por poucas famílias. Mas, além de ser comum em nosso país, Galvão está presente entre os países – Alemanha e Portugal.

É um sobrenome chique, de sonoridade forte e agradável.

A história da família Galvão começou anos atrás, sendo primeiro um nome que ganhou popularidade por volta do início do século XII, com o surgimento da história dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Família Galvão em Portugal

Segundo historiadores, os primeiros registros em Portugal deste nome estão datados no século XII, representado por Pedro Galvão, um nobre a rico homem de Guimarães. No entanto, a genealogia detalhada da família Galvão Portuguesa só inicia a poder se observada a partir do século XV.

Família Galvão no Brasil

Estudiosos revelam que vieram de Portugal três irmãos da família Galvão, sendo que o primeiro teria ido para São Paulo, onde existe grande descendência. Já o segundo teria ficado em Recife, no Pernambuco, onde tem também significativa ramificação e, o terceiro, teria ficado em Salvador, no estado da Bahia. Segundo consta, esse teria seguido em uma bandeira que saía do litoral rumo ao sertão em busca de ouro e outros minérios, tendo-se radicado na região de Brejões, donde se originou os Galvão, radicados também em Amargosa, Jaguaquara, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Elízio Medrado e outras cidades do Recôncavo baiano.

Famosos com sobrenome Galvão
  • Flávio Galvão / ator
  • Inês Galvão / atriz
  • Irmãs Galvão / dupla sertaneja
  • Galvão Bueno / Narrador
  • Eduardo Galvão / foi um ator

Para quem não sabe, Galvão pode ser usado de duas formas, ou seja como sobrenome e nome próprio de batismo. Segundo a pesquisa feita no site IBGE, Censo Demográfico 2010, cerca de 403 pessoas do sexo masculino são registradas por nome de Galvão aqui no Brasil.

Brasão da família Galvão

O escudo é composto por três cores, sendo preto, vermelho e prata e um escudo divido em duas partes, sendo que na primeira parte, é de cor prata, tem uma ave que lembra uma águia preta e ela está com as asas abertas, enquanto já a outra parte é de cor vermelha e no timbre, a mesma ave do escudo em cima de uma armadura.

Brasão de Família

Adicionar um comentário

Recentes