Origem do sobrenome Galvão

Família Galvão

Galvão é um sobrenome famoso, bonito e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Galvão, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Galvão.

Para lhe ajudar, destacamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Galvão, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Galvão.

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Galvão. Então, a origem do sobrenome Galvão é portuguesa. A história da família Galvão começou anos atrás, sendo primeiro um nome que ganhou popularidade por volta do início do século XII, com o surgimento da história dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Família Galvão em Portugal

Segundo historiadores, os primeiros registros em Portugal deste nome estão datados no século XII, representado por Pedro Galvão, um nobre a rico homem de Guimarães. No entanto, a genealogia detalhada da família Galvão Portuguesa só inicia a poder se observada a partir do século XV.

Família Galvão no Brasil

Estudiosos revelam que vieram de Portugal três irmãos da família Galvão, sendo que o primeiro teria ido para São Paulo, onde existe grande descendência. Já o segundo teria ficado em Recife, no Pernambuco, onde tem também significativa ramificação e, o terceiro, teria ficado em Salvador, no estado da Bahia. Segundo consta, esse teria seguido em uma bandeira que saía do litoral rumo ao sertão em busca de ouro e outros minérios, tendo-se radicado na região de Brejões, donde se originou os Galvão, radicados também em Amargosa, Jaguaquara, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Elízio Medrado e outras cidades do Recôncavo baiano.

O significado da família Galvão é falcão branco, mas, para muitos, este sobrenome significa gavião, enquanto para outros, seria a corruptela da palavra carvão, sendo assim, o símbolo da família Galvão pode está relacionado a uma natureza.

Já o Brasão da família Galvão é composto por três cores, sendo preto, vermelho e prata e um escudo divido em duas partes, sendo que na primeira parte, é de cor prata, tem uma ave que lembra uma águia preta e ela está com as asas abertas, enquanto já a outra parte é de cor vermelha e no timbre, a mesma ave do escudo em cima de uma armadura.

Curiosidades sobre a família Galvão

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Galvão é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, pode ter também Dos Galvão como uma das variações do sobrenome Galvão.

Há famílias Galvão espalhadas por diversos lugares, como: família Galvão no Brasil, família Galvão na Itália, família Galvão em Portugal e outros.

A família dos Galvão é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses famosos com sobrenome Galvão é o empresário proprietário do Grupo Queiroz Galvão e engenheiro brasileiro, Antônio de Queiroz Galvão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *