Origem do sobrenome Filgueira

Família Filgueira

O sobrenome Filgueira está presente em muitas famílias no Brasil. Estamos falando de um sobrenome popular, bonito e carrega uma uma linda história a qual vamos conferir agora mesmo.

Origem da família Filgueira

De acordo com alguns registros, a origem do sobrenome Filgueira é Portuguesa, e pode significar – Lugar, ou lugar das figueiras. A história começou anos atrás e D. Pedro I de Portugal parece ter dado o castelo de Fraião, Coura, a Lourenço Felgueira, o primeiro a ter o nome, embora haja dúvidas quanto à época em que viveu Lourenço Felgueira.

Há informações de que a família Figueira descende da família Figueiroa da Galiza que teria passado a Portugal através de Gonçalo Figueiroa, que chegou em Portugal no reinado de D. Fernando I, neste reino, Gonçalo ficou popular como Figueira e dele acredita-se descenderem também os Figueiredos, estes últimos tinham propriedades em Figueiredo das Donas de onde tomaram o apelido.

Famílias Filgueiras no Brasil

Alguns historiadores acreditam que, todos os Filgueiras neste País são descendentes de três irmãos portugueses que para este lugar vieram, em data que ele desconhecia, da província Filgueiras, ao norte da cidade do Porto, cuja cidade principal é Filgueiras.

No Brasil, é possível encontrar pessoas com sobrenomes similares a Filgueira, como por exemplo: Filgueiras, Felgueira, Felgueiras e Figueira, ou Figueiredo.

No caso dos sobrenomes compostos com Filgueira, apontamos estes: Filgueira Lima, Filgueira Souza, Filgueira Martins, Filgueira Silva, Filgueira Santos e outros.

A família dos Filgueira é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Filgueira foi o músico brasileiro, Inácio José Filgueira.

Brasão da família Filgueira

O seu escudo é composto e azul, com nove lisonjas de prata, apontadas e moventes dos bordos do escudo, postas 3, 3 e 3, sendo que o timbre representa uma cabeça e pescoço de lobo, lisonjado de azul e prata.

Adicionar um comentário

Recentes