Origem do sobrenome Couto

Família Couto

Couto é um sobrenome moderno, curto, bonito e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Couto, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Couto.

Para lhe ajudar, preparamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Couto, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Couto.

Família Couto em Portugal

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Couto. Então, a origem do sobrenome Couto é portuguesa. A história da família Couto começou anos atrás e tudo indica que a primeira pessoa a usar este sobrenome foi o Babilão, Rui Gonçalves do Couto.

Segundo historiadores, até o século IX, este termo era geralmente usado apenas para representar um local considerado seguro e imune.

Família Couto no Brasil

No Brasil, os primeiros membros desta linhagem teriam desembarcado em terras brasileiras durante o processo de colonização portuguesa.

Para quem não sabe, o significado da família Couto é proteção, sendo assim, o símbolo da família Bastos pode está relacionado a uma família de defesa, protegida.

Já o Brasão da família Couto é constituído de vermelho com um castelo de prata, lavrado de negro, sobre um contrachefe ondado de prata e azul.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Couto é que além de ser bastante comum e usado no Brasil por famílias na forma singular, acreditam-se que Couto surgiu de um apelido.

Outra curiosidade é que esta família pode ter (Dos Couto ou Coutinho) como umas das variações do sobrenome Couto.

Há também famílias Couto espalhadas por alguns lugares, como: família Couto em Minas Gerais, família Couto na Bahia e vários outros.

A família dos Couto é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Couto foi o renomado escritor português, António Maria do Couto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *