Como é feito o Teste da Orelhinha em bebês?

Aqui vão algumas dicas para você que está procurando saber como é feito o Teste da Orelhinha em bebês. O Teste da Orelhinha é um exame simples e serve para saber se está tudo bem com a audição do seu filho.

Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente.

O Teste da Orelhinha é simples e essencial ao bebê.

A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. Desde pequeno, o bebê já escuta antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo.

É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.

O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é necessário fazer um furinho na orelha do bebê.

Como é feito o Teste da Orelhinha em bebês?

Este exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

Como é realizado o Teste da Orelhinha em bebês?

O Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

Onde fazer o Teste da Orelhinha?

O Teste da Orelhinha é um exame obrigatório e deve ser feito de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando que em algumas clínicas particulares ele também pode ser realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *