Como desmamar um bebê passo a passo

É sempre bom lembrar que a recomendação básica é que a criança seja alimentada exclusivamente no peito até o sexto mês de vida, quando ocorre a introdução de frutas, papas e sucos, mas depois disso, é possível começar a tirar a criança do costumo de está toda hora mamando, porque se deixar, vai empatar você a cuidar de outros negócios.

Para começar, a dica é contar com a ajuda do pai e dos avós que é fundamental para conseguir fazer o desmame. Toda vez que a criança chorar querendo peito antes de dormir, por exemplo, você mamãe deve sair do campo de visão dela e deixar que uma dessas pessoas a acalme, embalando-a e oferecendo uma mamadeira. Outra dica é que, nessa fase, a mãe evite segurar o bebê usando uma roupa em que o leite tenha vazado.

Também é importante ter em mente que a retirada do peito não acontece de um dia para o outro. Trata-se de um processo gradual, que deve ser pensado a partir do sexto mês da criança, de modo que mãe e filho se acostumem com a ideia de que, em algum momento, haverá a separação.

Agora, vamos ao que lhe interessa. Como deve ser feito o desmamamento do bebê?

Tudo começa com a substituição da mamada do almoço pela primeira refeição salgada. O processo continua no sétimo mês, quando a mamada do jantar pode ser trocada por outra refeição sólida. A mãe que passa o dia trabalhando tem a possibilidade de amamentar de manhã, ao acordar, e de noite, antes de dormir. Se tiver condições, ela ordenha o leite e deixa devidamente armazenado para ser oferecido ao bebê no período da tarde, em uma mamadeira. Dessa forma, por volta dos 2 anos, a criança já faz várias refeições durante o dia e restam apenas uma ou duas mamadas, o que facilita a retirada, que deve ser gradual.

Nisso você perceberá que, quando o bebê passar a receber alimentos sólidos, ele começará a pular algumas mamadas naturalmente.

Com o passar do tempo, ele nem vai mais lembrar de mamar e vai partir para chupeta até um bom tempo, onde também necessitará de ajuda para desacostumar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *