Confira a origem do sobrenome Castro: História, significados e curiosidades

Família Castro

Curto, bonito e conhecido, Castro é um sobrenome usado por algumas famílias em Portugal, Espanha, Brasil e em vários outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Castro, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Castro.

Para lhe ajudar, destacamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Castro, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Castro.

Origem da família Castro

O sobrenome Castro pertence a origem portuguesa. A história começou anos atrás e segundo alguns historiadores, Dom Rui Fernandes de Castro, um rico homem de el-rei D.Afonso VII, foi o primeiro a usar este sobrenome, que tomou da vila de Castro Xerez.

O significado da família Castro é – o que nasceu próximo de castelos. Sobre o escudo, o Brasão da família Castro é composto por duas cores amarelo e azul, sendo a base constituída de amarelo com treze círculos azuis e por cima é encontrado um animal, que aparentemente pode ser um leão ou dragão.

É possível encontrar pelo País pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Castro, como: família Castro Lima, Castro Souza e outros.

Há também famílias Pires espalhadas por vários lugares, como: família Castro em Minas Gerais, família Castro no Rio Grande do Sul, família Castro no Ceará, família Castro no Pará, família Castro no Brasil, família Castro em Portugal, família Castro na Espanha, família Castro na Itália e outros.

A família dos Castro é atualmente comum em muitos países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Castro é o ator brasileiro Caio de Castro Castanheira, mais conhecido por Caio Castro.

 

imagem do brasão da família castro e origem
Brasão

Adicionar um comentário

Recentes