Principais dicas para seu filho deixar de chupar o dedo

Muitos pais tem a curiosidade de saber se há ou não uma solução para a criança para de chupar o dedo. É claro que para uma boa pergunta sempre tem uma excelente resposta, é isso que nós vamos conferir agora.

O bebê coloca o dedinho na boca quando ainda está no útero materno. Certamente, ele faz isso para fortalecer a musculatura responsável pelos movimentos da sucção, preparando-se para mamar.

Algumas fontes relacionam que as crianças param de chupar o dedo entre 2 e 4 anos de idade, mas na verdade, não existe uma idade certa para a criança parar de chupar o dedo, mas é aconselhável que os pais persistam apenas até o primeiro ano de vida. Provavelmente, quando vai muito além desta idade, pode provocar sérios problemas, como por exemplo; atrasos e alterações de fala, pode interferir também no posicionamento dos dentes quando eles começam a erupcionar ou até no crescimento dos ossos da face, principalmente da maxila, pode causar atraso do desenvolvimento e amadurecimento da mastigação e deglutição e de posição dos lábios, causando respiração oral ou mista, e até mesmo problemas na aceitação de determinados alimentos.

Para impedir a criança desse hábito, é preciso motiva-la para a mudança. Quanto mais rápido a ação, melhor é a chance de adquirir bons resultados, afinal, existem várias técnicas para evitar essa mania. Saiba que quanto mais demorar de fazer o procedimento, mais dificuldades terão pela frente, ou seja, pode ser ainda mais difícil fazer com que a criança pare de chupar o dedo.

Criamos uma lista repleta de boas dicas para o papai e a mamãe testar qual funciona melhor com seu filho. Confira:

É sempre bom distrair a criança com atividades que requeiram as duas mãos, como por exemplo; manter-se ocupado com materiais de arte, brincadeiras, blocos, quebra-cabeças e diversos. Assim, ela não conseguirá chupar o dedo e utilizá-lo ao mesmo tempo.

Outra dica importante é, sempre elogiar o filho quando não estiver chupando o dedo. Dessa maneira, ela vai se sentir capacitada para deixar o hábito.

Criar algumas recompensas pode ser também uma boa ideia quando a criança não chupar o dedo. Promete para ela uma recompensa, contando uma história para dormir ou dando a ela um brinquedinho.
No final de semana, ofereça uma recompensa maior, como um passeio bem legal ou assistir um cinema em casa.

Saiba o que pode ser feito e o que não deve ser feito:

Não é correto brigar com a criança quando ela estiver chupando o dedo, pois isso só vai fazer com que ela fique com medo e continue colocando o dedo na boca, escondido. Em vez de dar broncas ou agredir, o ideal é conversar com ela, a partir de 1 ano, a criança já tem maturidade para compreender essa conversa.

Tenha paciência com seu filho, chupar o dedo pode ser considerado um vicio. Saiba que quando uma pessoa adulta está viciada em algo, ela não consegue deixar de uma vez, certamente, ela vai deixando aos poucos.

Forçar a barra pode ser algo muito arriscado, os pais não devem colocar pimenta ou outras substâncias de sabor e aroma fortes no dedo, são medidas muito perigosas. Os especialistas afirmam que organismo infantil é mais sensível e pode reagir muito mal ao que foi ingerido. Colocar gesso no dedo, também não é uma boa opção para tirar o hábito, isso pode causar irritações, podendo deixar a criança ainda mais com ansiedade, principalmente na hora de brincar ou de comer alguma coisa. Certamente, depois que retirar o gesso do dedo, ela pode voltar a colocar o dedo na boca.

Em momento algum os pais devem ridicularizar ou diminuir o seu filho no meio de outras crianças que não chupam o dedo, só aumenta a ansiedade e ela sentirá constrangida, podendo dificultar ainda mais o problema.

Se a criança tiver a idade acima de 1 ano e ainda não parou de chupar o dedo, mesmo que os pais tentaram de tudo para evitar, é recomendado procurar seu pediatra para fazer uma análise de todo quadro emocional e familiar e receber as orientações necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *