Nomes Mitológicos – Masculinos e Femininos

Logo quando se aproxima o mês da criança nascer, sempre bate aquele friozinho na barriga dos pais deixando eles super ansiosos ou indecisos sobre qual nome por no bebê. É claro que para escolher um nome ideal é preciso de tempo e muita calma, pois é uma tarefa que deve ser feita com bastante atenção, já que se trata do futuro do bebê.

Normalmente, os nomes mais apreciados para batismo são nomes populares, compostos, bíblicos, etc. Só que hoje em dia, alguns pais estão procurado nomes que sejam menos usuais, ou seja, nomes diferentes que poucas pessoas tem batizados. A principal ideia desses pais, é fazer com que a criança se torne única com o nome, evitando com que ela seja confundida por outra.

Você sabia que muitos pais já batizaram seus filhos com nomes inspirados nos famosos? Pois é, isso é muito com no Brasil e em outros Países a fora. Também é comum escolher alguns nomes inspirados em mitos e lenas, pois são nomes criativos que poucas pessoas usam e que pode muito se destacar.

No artigo abaixo, selecionamos alguns nomes mitológicos para você se inspirar e quem sabe poder encontrar aqui um nome ideal para seu bebê. Todos os nomes são de origem grega e oferecem bons significados positivos.

Iara
Segunda a lenda, Iara ou Yara era o nome de uma bela sereia, que vivia nas profundezas de um rio, que era também conhecida como a “Mãe D’Água”.

Hércules
Alguns conhecimentos sobre a história de Hércules, na mitologia grega, ele é o filho de Zeus e da mortal Alcmena, e ficou conhecido por um número de façanhas em virtude da sua força, conhecidas como “Doze Trabalhos”.

Dafne
É um bonito nome lendário, originado na mitologia grega através de uma ninfa que teve amores indesejadas por Apolo e acabou por ser transformada pelo seu pai em um loureiro.

Penélope
Este é também um nome histórico, conta que no poema épico de Homero, Odisséia, é o nome da esposa do personagem principal Odisseu, conhecido na mitologia grega também como Ulisses.

Diana
Este nome ficou conhecido, sem dúvida, através da princesa Diana de Gales, conhecida como Lady Di, é a mãe dos príncipes William e Harry, e foi a primeira esposa do príncipe Charles.

Helena
Era o nome de uma bela mulher, que ficou conhecida pela sua beleza. A moça encantadora, era filha de Zeus e Leda. Ainda de acordo com a mitologia grega, ela foi raptada por Páris, rei de Tróia, e o seu resgate, sob a ordem de Menelau, deu origem à famosa Guerra de Tróia.

Isis
Falando de nomes bonitos, é super importante conferir à história deste nome. Segundo a mitologia egípcia, Isis era considerada um modelo para as mulheres e para as mães. Da mesma forma, é considerada a deusa da maternidade e da fertilidade, além de ser mãe do deus Hórus.

Ícaro
Este nome possui uma história muito curiosa, é o nome de um personagem da mitologia grega, que de acordo coma a sua lenda, ficou conhecido por ter tentado voar com asas feitas com cera e penas, dadas a ele por seu pai, Dédalo.

Aquiles
É um belo nome bastante conhecido no mundo das lendas. Ainda de acordo com a mitologia grega, conta que Aquiles foi um herói na guerra de Tróia. Ele era um dos personagens principais da obra de Homero “A Ilíada”.

Xena
Este era o nome de uma princesa muito guerreira.

Eros
Segundo a lenda, Eros era que andava armado com flechas que causavam paixão a que fosse acertado por elas. Assim, ele era considerado o deus grego do amor e retratado como um menino de cabelos louros.

Íris
Estamos diante de um bonito nome apreciado para batismo, é também considerado um nome lendário, que de acordo com a mitologia grega, Íris era uma deusa mensageira dos outros deuses e se manifestava como um arco-íris colorido no céu, simbolizando sua ligação entre o Céu e a Terra.

Adônis
Adônis era um jovem encantador de boa aparência, segunda a lenda, ele foi responsável por despertar a paixão de Afrodite, a deusa do amor, e Perséfone, a deusa da agricultura e esposa de Hades.

Heitor
É considerado também um nome lendário, que de acordo com a mitologia grega, foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra de Troia. Ainda com a sua história, Heitor foi nomeado general das tropas troianas. Foi muito grande sua competência, coragem e força no tempo da guerra.

Aristeu
Segunda a mitologia grega, era filho de Apolo com Cirene, filha de Hipseu. Ainda de acordo com a lenda que muitos conhecem, Aristeu tentara seduzir Eurídice, esposa de Orfeu, um pastor e patrono da música. Quando Eurídice tenta escapar, uma serpente venenosa pica Eurídice, matando assim aquela que rejeitara seu filho.

Entre outros nomes da mitologia grega, são: Emílio, Dione, Afrodite, Esperança, Jacinta, Nice, Cibele, Cíntia, Jacinto, Adônis, Januário, Hades, Édipo, Thor.

7 thoughts on “Nomes Mitológicos – Masculinos e Femininos

  1. Anailton disse:

    Preciso de um nome diferente
    pra meu filho pode mim ajudar encontra um nome diferente pra meu filho

  2. Anailton disse:

    Vocês pode mim ajuda a encontra um nome pra um bebê masculino mais estou precisando mais tem que CER um nome chique

  3. Patricia marques pereira disse:

    Gostaria de saber um nome de menina que tenha alguma coisa parecida com Diany Danielle.

  4. Mylla Rocha disse:

    Eu queria um nome diferente… mas não acho um que combine com Penélope e Harry… ME AJUDEM!!

  5. Maeve disse:

    ME DIGAM UM SOBRENOME QUE COMBINE COM MERLIA

  6. anonimus disse:

    sedna, grendel, paris

  7. Deraldo disse:

    Eu queria um nome para minha filha bem bonito é diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *