Nomes de pessoas no plural

Ao decorrer do tempo, muitas coisas vão obtendo as suas mudanças, como por exemplo, a lista de nomes de pessoas. Lembram que antigamente os nomes mais usados eram José, Maria, João, Joaquim, Joana, Ana, etc.?

Pois é! com o passar do tempo foram chegando alguns nomes mais modernos e usados não só de forma única mas como nome composto, ou seja, acompanhado de outro nome.

Com esta mudança, diversos nomes, principalmente os antigos, também tiveram suas formas modernas, isto porque, foram acrescentados algumas letras, como por exemplo Anna, Adryana e por aí adiante.

De acordo com ortografia oficial, os nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras ajustadas para os nomes comuns, isso mostra que os nomes próprios variam no plural.

Sendo assim, não há razões para acharmos estranhos, à exemplos de: os Cavalcantis, os Gusmões, os Joões, os Maias, os Sampaios, os Silvas, os Pereiras, os Rangéis, os Vidais.

Eles são todos normais, pois seguem rigorosamente à regra, apenas devemos ficar atentos a algumas características, como:

Se porventura o sobrenome finalizar em letra S ou Z, fica invariável: os Muniz, os Quadros, os Queirós, os Rodrigues, os Vaz. Exceção: os Luíses.

Caso o nome próprio for composto, só o primeiro elemento diversifica: os Machados de Carvalho, as Marias do Carmo, os Pedros Paulo, os Luíses Antônio, os Pedros Camargo.

Se os elementos do nome composto estiverem relacionados pela conjunção “E”, ambos vão para o plural: os Andradas e Silvas, os Plácidos e Sousas, os Rosas e Silvas.

Se por acaso for um nome estrangeiro, o plural vai ser indicado por um S, mesmo que essa não seja a flexão de plural da língua de origem: os Bushs, os Collors, os Disneys, os Jacksons, os Kennedys, os Lincolns, os Suplicys.

Para completar, é essencial o registro de que a regra da boa sonoridade deve prevalecer em certos casos. Por outras palavras, não podemos flexionar os nomes que não soam bem no plural, como os Gil (e não os Gis), as Ester (e não as Esteres).

Confira abaixo, alguns exemplos de nomes próprios no plural:

Os Joões
Os Salomões
As Raquéis
Os Ruis
Os Alfredos
Os Manuéis
As Esteres
Os Antônios
Os Josés
Os Rafaéis
As Ritas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *