Cecília – Significado do nome

O significado de Cecília é aquela que é comunicativa.
A origem de Cecília é latim.
Cecília é do sexo feminino.

Encontrar já de cara o nome ideal para o bebê que está prestes a nascer não é uma tarefa fácil, a não ser que já tenha escolhido a tempo.

Primeira coisa durante a gestação é saber o sexo do bebê, depois disso, muitos começam a pesquisar por nomes e selecionar aquele que mais se encaixa com o perfil da criança, incluíndo significado e outros detalhes do que este nome pode representar para o bebê.

No caso de Cecília, podemos afirmar que é um nome de boas qualidades como por exemplo, conhecido, mas considerado moderno, bonito, carinhoso e fácil de ser interpretado, sendo uma ótima opção para as novas bebês do sexo feminino.

Além disso, Cecília trata-se de um nome artístico, prova disso é que muitas famosas tem este nome, uma delas foi a poetisa e jornalista brasileira, Cecília Meireles.

Originado do latim, Cecília significa pessoa comunicativa, ou seja, é indicado como alguém de personalidade forte, de mulher que se representa, que nasceu para brilhar.

A grafia mais comum deste nome é Cecília, mas entre outras variações, são vistas escritas de diferentes formas mas com sonoridades iguais, como: Cecylia, Cecíllia, Cessília, Cecíllya..

Encontramos alguns nomes similares relacionados à Cecília, dentre o mais conhecidos, estão:
Cecily, Cecilanny, Cecilda, Cecivalda, Cecivania, Cecílio, Cecíllio, Cecivaldo, Césio, Cecivanio.

Em relação aos nomes compostos, sugerimos estes:
Maria Cecília, Ana Cecília, Cecília Victoria, Karla Cecília, Laura Cecília.

Cíh, Cící, Lia, Cinha e Lilinha são apelidos que as pessoas usam na hora de chamar a fofinha da Cecília.

Destacamos também alguns sobrenomes populares combinantes com Cecília. Confira:
Cecília Campos, Cecília Santos, Cecília Souza, Cecília Silva, Cecília Meireles.

Cecília é um nome responsável pela formação de 7 letras alfabéticas, sendo 4 vogais (e, i, i, a) e 3 consoantes (c, c, l).

O sentido oposto de Cecília, ou melhor dizendo, a forma contrária deste nome se resulta assim: Ailicec.

Separado por sílabas, o nome Cecília fica desse jeito: Ce-ci-lia.

11 comentários

  • Cecília quer dizer “cega”, pois é derivado da família romana Caecilia, que por sua vez mitologicamente descende do lendário Caeculus, filho do deus Vulcano (Hefesto). Caeculus vem de caecus, origem da palavra “cego”.

  • Meu nome é Cecília e sempre gostei desse nome. Acho que se me fosse dado outro nome não teria gostado, também por ser igual ao nome da padroeira da música e dos músicos. Adoro “música”…

  • Também podem te chamar de Célia, Cecil, Ceci, sexy kkkkkkkk esse é o meu nome. Na Roma antiga ser cego significava ter uma grande sabedoria, pois era entendido que os cegos trocavam a visão pelo conhecimento, sendo muito respeitados. Por isso Cecília significa cego e sabedoria.
    O nome cientifico da cobra cega é Cecília também kkkk
    Em fim, amo meu nome, ele não é comum e sua pronúncia em espanhol é linda

  • Amei todos os comentarios e explicações sobre este nome, acho lindo e por este motivo minha filha se chama Ana Cecília ou simplismente Cissa.

  • Amo o nome Cecília acho doce e delicado e o né da minha vó e hoje o no
    E da minha caculinha de quatro anos e coincidência ou não ela adora música e já canta até bem para a sua idade

  • Meu nome foi uma escolha do meu pai que homenageou minha avó, uma índia tupi. Sou forte e determinada e um tanto sonhadora. Luto pelo meus ideais e acredito em dias melhores virão. Amo minha familia e gosto do que faço, sou professora da rede estadual.

  • Meu nome é Cicilia Costa … foi meu pai quem me deu… Eu amo o meu nome. Meus apelidos: ci, cici, Cila, cissa, lia. Eu acho a meu nome delicado e bonito sou grata a meu querido pai!!!

Recentes